31 janeiro 2023

HISTÓRIA COM A LETRA A


 

Na vila Aurora mora uma abelha, assim que ela nasceu sua mãe de lhe deu o nome de amarela, logo todos os seus amigos começaram a te chamar de amarelinha.

Amarelinha precisava fazer uma viajar para o Amapá, mas ela estava com muito medo de pegar o avião azul.

Foi criando coragem até que sua mãe lhe deu um anel da sorte, assim que colocou o anel no dedo seu medo desapareceu.

Amarelinha finalmente chegou em seu destino em segurança.

Sua melhor amiga, a aranha  Ananda, recebeu amarelinha com um abraço apertado

Ananda  foi dirigindo até que chegasses em casa, sua prima avestruz logo correu para cumprimentá-la que alegria ter você por aqui disse a Avestruz para amarelinha

Depois de um dia tao cansativo elas foram tomar vitamina de abacate embaixo da árvore  no quintal.


26 janeiro 2023






 O CURUPIRA

O DEFENSOR DAS MATAS!

O sinal do Curupira é conhecido por todos os habitantes da floresta: batidas secas em troncos escondidos, no interior da mata. É o Curupira se certificando de que as árvores resistirão à tempestade que se aproxima

O Curupira é um ser selvagem que protege as florestas e seus animais.

Se um caçador mata algum animal, ele fica furioso. Se forem pequenos ou fêmeas, o castigo é dobrado. Se estiverem grávidas então nem se fala.

O Curupira é um ser pequeno rapaz com cabelos de fogo e pés virados para trás. Ele engana a todos caminhando na floresta com o calcanhar voltado para frente, deixando pegadas ao contrário.

Mas o Curupira tem vários métodos de castigar os que maltratam a floresta e os animais. Às vezes ele se transforma para atrair o caçador para ir cada vez mais fundo na floresta, até que ele se perca e não encontre o caminho de volta.

Mas o Curupira não é injusto. Quando percebe que o caçador está caçando para se alimentar, ele até o ajuda.

23 janeiro 2023



 ERA UMA VEZ um rei que vivia num reino distante, com a sua filha pequena, que se chamava Branca de Neve. Sua esposa tinha falecido, depois de muitos anos ele resolveu se casar, achando que também seria bom para a sua filha ter uma nova mãe. A nova rainha era uma mulher muito bonita mas também muito malvada, e não gostava de Branca de Neve que, quanto mais crescia, mais bela se tornava.

A rainha malvada tinha um espelho mágico, ao qual perguntava, todos os dias:

- Espelho meu, espelho meu, haverá mulher mais bela do que eu?

E o espelho respondia:

- Não, minha rainha, és tu a mulher mais bela!

Mas uma manhã, a rainha voltou a perguntar o mesmo ao espelho, e este respondeu:

- Tu és muito bonita minha rainha, mas Branca de Neve é agora a mais bela!

A rainha ficou com inveja e ordenou a um dos seus servos que levasse Branca de Neve até à floresta e a matasse, trazendo-lhe de volta o seu coração, como prova.

Mas o servo teve pena da Branca de Neve e disse-lhe para fugir em direção à floresta e nunca mais voltar ao reino.

Já na floresta, Branca de Neve conheceu alguns animais, os quais se tornaram seus amigos. Também encontrou uma pequenina casa e bateu a sua porta. Como ninguém respondeu e a porta não estava fechada à chave, entrou. Era uma casa muito pequena, que tinha sete caminhas, todas muito pequeninas, assim como as cadeiras, a mesa e tudo o mais que se encontrava na casa. Também estava muito suja e desarrumada, e Branca de Neve decidiu arrumá-la. No fim, como estava muito cansada, deitou-se nas pequenas camas, que colocou todas juntas, e adormeceu.

A casa era dos sete anões que viviam na floresta e, durante o dia, trabalhavam numa mina.

Ao anoitecer, os sete anões regressavam à sua casinha, quando encontraram  Branca de Neve, adormecida nas suas caminhas. Com o barulho que os anões fizeram, Branca de Neve acordou, espantada e rapidamente se apresentou:

- Eu sou a Branca de Neve.

E os sete anões, todos contentes, também se apresentaram:

- Eu sou o Feliz!

- Eu sou o Atchim e este é o Miudinho.

- Eu sou o Sabichão, e estes são o Dorminhoco e o Envergonhado.

- E eu sou o Rezingão!

- Prazer em conhecê-los. Respondeu Branca de Neve, e logo contou a sua triste história. Os anões convidaram Branca de Neve a viver com eles e ela aceitou, prometendo-lhes que tomaria conta da casa deles.

Mas a rainha má, através do seu espelho mágico, descobriu que Branca de Neve estava viva e que vivia na floresta com os anões.

Então, furiosa, vestiu-se de senhora muito velha e feia e foi encontrar com Branca de Neve. Com ela levou um cesto de maças, no qual tinha colocado uma maça vermelha que estava envenenada!

Quando viu Branca de Neve, A VELHA DISSE:Tome uma maça minha querida, você precisa se alimentar

 Branca de Neve aceitou e comeu a maça  caiu, como se estivesse morta. A malvada rainha fugiu e, avisados pelos animais do bosque, os sete anões regressam apressadamente a casa, encontrando Branca de Neve caída no chão.

Muito chorosos, os anões colocam Branca de Neve numa caixa de vidro, rodeada por flores.

Estavam todos em volta de Branca de Neve, quando surgiu, no meio do bosque, um príncipe no seu cavalo branco. Ao ver Branca de Neve, o príncipe de imediato se apaixonou por ela e, num impulso, beijo-a. Branca de Neve acordou:

Os anões saltaram de alegria e Branca de Neve ficou maravilhada com o príncipe!

O príncipe levou Branca de Neve para o seu castelo, onde casaram e viveram felizes.



 Saci

A lenda diz que o Saci fica sete anos em "gestação" em um bambu e após esse tempo ele sai. É um menino negro de uma perna só, com um gorro vermelho na cabeça.

O saci é um menino muito levado que apronta todas, suas maiores travessuras são amarrar as tranças dos cavalos, apagar fogueiras  e estragar comidas.

Se você ver um redemoinho, com certeza é o saci, e para capturá-lo é preciso jogar uma peneira bem no meio de um redemoinho Quem o captura deve pegar seu gorro, assim o saci perde seus poderes.

18 janeiro 2023

Lenda da Mandioca

 Lenda da Mandioca

Há muitos e muitos anos, numa tribo indígena,  nasceu uma linda indiazinha, diferente das outras. Era branca como o lírio e a mais bonita que nasceu por lá.

Todos gostavam dela e tinham-na como um ser sobrenatural, pois o espírito branco apareceu em sonhos ao cacique da tribo e lhe disse que Mani era um presente de Tupá. Num triste dia Mani acordou muito doente  e morreu, sem se saber como. A tristeza reinou na tribo e o desespero foi grande. Os índios choravam muito e enterraram Mani no jardim.

Sempre iam ver-lhe a sepultura e ali choravam tanto que as lágrimas molhavam a terra.

O tempo foi passando, certo dia viram que na cova de Mani, nasceu  uma planta desconhecida, os índios começaram a cuidar da plantinha.Depois que a planta havia crescido, os índios cavaram a terra e encontraram um tubérculo,Os tubérculos são que vegetais subterrâneos - de formato arredondado ou ovalado - ricos em fibras, vitaminas e minerais.

depois foi observado que que a nova planta lembrava  corpo de Mani pois ele era bem branco . Acreditando que era milagre comeram-no, certos de que a planta traria mais vida e vigor para as lutas. Mani agora existia transformada em planta. Era um presente sagrado de Tupã.

Com carinho e todo cuidado os índios passaram a cultivar o corpo de Mani e chamaram-lhe Manioca. Mandioca foi a deturpação do nome manioca e significa: "Pão da terra ou carne de Mani".






REUNIÃO DOS RATOS

 EM UMA FAZENDA, UM GATO, ÓTIMO CAÇADOR DE RATOS, ANDAVA FAZENDO UM GRANDE ESTRAGO ENTRE A RATARIA. CAÇAVA TANTOS RATOS QUE OS SOBREVIVENTES ESTAVAM QUASE MORRENDO DE FOME, POIS TINHAM MUITO MEDO DE SAIR DE SUAS TOCAS PARA PROCURAR COMIDA

COMO O PROBLEMA ESTAVA MUITO GRANDE, OS RATOS RESOLVERAM MARCAR UMA REUNIÃO  PARA TENTAR ENCONTRAR UMA SAÍDA.

ESPERARAM UMA NOITE EM QUE 0 GATO SAIU PARA PASSEAR E  REUNIRAM-SE NO CELEIRO. TODOS ESTAVAM NERVOSOS, MAS UM RATO TEVE UMA IDÉIA E FALOU:

- A MELHOR MANEIRA DE NOS DEFENDERMOS É PENDURARMOS UM SINO NO PESCOÇO DO GATO. ASSIM, QUANDO ELE SE APROXIMAR, ESCUTAREMOS O SINO E TEREMOS TEMPO PARA FUGIR.

FOI UMA GRANDE FESTA. TODOS ADORARAM A IDÉIA E APROVARAM COM APLAUSOS. MAS UM RATO MAIS VELHO,QUE ESTAVA EM ESCUTANDO, PEDIU A PALAVRA E DISSE: - A IDÉIA É MUITO ÓTIMA... É BOA, SIM, MAS... QUEM É QUE VAI PENDURAR O SINO NO PESCOÇO DO GATO? SILÊNCIO GERAL. UM A UM, OS RATOS FORAM SE RETIRANDO, E ACABOU-SE A  REUNIÃO GERAL DOS RATOS.

MORAL DA HISTÓRIA: FALAR É FÁCIL, FAZER É DIFÍCIL!

ESOPO, ADAPTAÇÃO DE MONTEIRO LOBATO

Pinoquio


 



Era uma vez um carpinteiro que se chamava Gepeto. Ele era muito solitário e passava os dias fazendo coisas de madeira. O sonho de Gepeto era ter um filho com quem pudesse compartilhar a vida.

Um dia, ele resolveu fazer um menino de madeira em formato de marionete e, ao terminar, disse:

- Que belo boneco de madeira. Seria incrível se ele fosse um menino .

A fada azul passeava pelo local e sabia que Gepete era solitário, resolveu atender seu pedido

Para sua surpresa, o boneco tomou vida e começou a andar e falar. O homem ficou maravilhado e lhe deu o nome de "Pinóquio".

Passados alguns dias, Gepeto envia Pinóquio para a escola e lhe dá a instrução de voltar para a casa assim que a aula terminar. Entretanto, no meio do caminho, Pinóquio avista um teatro de marionetes que acontecia na praça.

Ele então resolve participar do teatro, e todos ficam encantados com sua destreza. Assim, o boneco recebe 5 moedas de ouro e se alegra pensando que seu pai ficaria satisfeito.

Pinóquio vai em direção à escola, mas quando estava quase chegando, se depara com dois homens mal intencionados que o convencem a ir com eles até um local e enterrar as moedas de ouro. Eles dizem:

- Enterre as moedas aqui nesse terreno e nascerá uma árvore de dinheiro. Seu pai ficará rico e nunca mais precisará trabalhar!

Pinóquio enterra as moedas e fica esperando a árvore nascer. Ele logo adormece, e nesse momento os homens pegam as moedas enterradas e fogem.

O boneco despertou de seu sono profundo e se deu conta que o dinheiro havia sumido. Triste e preocupado, Pinóquio pensa que seu pai ficaria muito bravo e decide não voltar para casa.

Enquanto caminhava, confuso, Pinóquio encontra uma linda jovem de vestido azul. Ele pede ajuda, e a moça, que era na verdade uma fada, lhe diz que ajudaria. Ela pergunta ao boneco onde ele morava, ao que Pinóquio responde que era sozinho e não tinha casa.

A fada então repara que o nariz de graveto do menino começa a crescer e se dá conta de que ele havia contado uma mentira. Ela recomenda que ele volte para sua casa e se comporte junto ao seu pai. O boneco promete que faria isso e seu nariz volta ao normal.

Na volta para casa, Pinóquio passa por um parque de diversões e não resiste, ele entra no parque. Imediatamente seu nariz começa a crescer novamente.

Lá, o boneco encontra pessoas que dizem que ele poderia comer todos os sorvetes que gostaria. Pinóquio então toma vários sorvetes, sem saber que se transformaria em um burro.

Dessa forma, as pessoas o vendem para um circo, onde Pinóquio trabalha exaustivamente e é mal tratado. Então, quando ele, na forma de burro, já não servia mais para o trabalho, os donos do circo o atiram ao mar.

Assim que cai no mar, o burrinho transforma-se de novo em menino de madeira e é engolido por um baleia faminta. Dentro da barriga da baleia, Pinóquio encontra-se com seu pai, Gepeto, que também fora engolido quando estava a sua procura.

Os dois se abraçaram contentes, mas estavam muito fracos. Nessa hora, um peixe que também estava lá oferece ajuda e os tira de dentro da baleia.

Assim, Gepeto e Pinóquio conseguem voltar para casa. Depois de tantos apuros, Pinóquio promete ao pai ser um bom menino e não mentir mais.

A fada azul então aparece e converte Pinóquio em um menino real, de carne e osso, para a alegria de todos!

17 janeiro 2023

A borboleta Marbela




 MArbela e uma borboleta que ama voar.

Um dia ela caiu e quebrou sua asa.

A pobre borboleta chorava dia e noite, pois sua brincadeira favorita ela não poderia  fazer, que era voar.

Sua melhor amiga, a centopeia, chegou ajuda-lá

Trouxe frutas e legumes assim, A borboletinha poderia se alimentar melhor e se curar mais rapidamente

Marbela após alguns dias de cuidado voltou a voar e agradeceu sua grande amiga centopeia  dedicação.

16 janeiro 2023

alfabeto verduras e legumes

 


A alface é uma verdura, ela é muito  popular, é cultivada praticamente no mundo todo, sendo ainda bastante nutritiva. 
A alface é uma verdura rica em fibras e antioxidantes, favorecendo a perda de peso, melhorando a saúde e regulando os níveis de açúcar no sangue

A beterraba é um vegetal que se destaca por ser rico em açúcar e ferro. Ela atua no combate à anemia, problemas de baço e fígado, prisão de ventre, entre outros. A beterraba é uma raiz tuberosa rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês.
                          

Desde a antiguidade, a cenoura é considerada uma potente raiz medicinal e era servida nas sopas para que as pessoas doentes se recuperassem mais rapidamente
A cenoura é famosa por melhorar a visão. O alimento é fonte de betacaroteno, um tipo de vitamina A, que é um antioxidante que protege a superfície dos olhos 


Rico em vitamina C e ferro, o endro pode ajudar a fortalecer a imunidade, bem como ajudar a prevenir a anemia. O endro é ótimo para a digestão, pois ajuda a diminuir as cólicas e os gases, além de aliviar náuseas, diarreia e prisão de ventre.

A ervilha é fonte de cálcio, mineral importante para a saúde e fortalecimento de ossos, dentes e unhas. O efeito preventivo contra a osteoporose é justificado pela presença das vitaminas de complexo B,A ervilha contém quantidades significativas de polifenóis, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce da pele. "Recomenda-se a porção diária de 2 mg, enquanto uma porção de ervilhas pode oferecer 10 mg,... 

O feijão costuma causar saciedade, principalmente quando combinado com outros alimentos. 
Além disso, o feijão age na saúde digestiva e no fortalecimento do sistema imunológico.
Ele é excelente para a estrutura óssea e dos dentes e possui proteínas e fibras, sendo um ótimo aliado para evitar anemia. 





 Goya ou melão-de-são-caetano

Existem muitos benefícios que esse legume pode trazer para a saúde.

Alguns estudos revelam que ele pode reduzir o açúcar no sangue, ou seja, pode ser benéfico para diabetes do tipo II.

Apesar de ter uma aparência um tanto quanto diferente, e também de ter um sabor peculiar, é tido como um dos legumes mais saudáveis que existem.




Hortelã é o nome de mais de uma dúzia de espécies de plantas, . Essas ervas são particularmente conhecidas pela sensação refrescante que transmitem e podem ser adicionadas aos alimentos frescas e secas.
O Hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes,O aroma da hortelã também proporciona benefícios, pois ajuda a “abrir” as vias aéreas. Pessoas que sofrem com asma e alergias podem se beneficiar do uso da erva. Realizar inalações com hortelã ou beber seu chá pode ser bem útil para aliviar os sintomas.
Consumir inhame algumas vezes na semana pode ajudar pacientes e não pacientes a terem um sangue mais purificado, uma vez que uma de suas principais características é a ação desintoxicante. Isso significa que ele auxilia na eliminação de toxinas do sangue por meio da pele, rins e intestino.




No quesito minerais, estão presentes cálcio, fósforo, magnésio e ferro.
Jiló é fonte de flavonoides, compostos antioxidantes e protegem os vasos sanguíneos, evitando o acúmulo de colesterol. Ou seja, ele faz muito bem ao coração, é bom no combate ao mau hálito por ter propriedades antibacterianas, ajuda a perder peso e a controlar o colesterol",







Kohlrabi é um vegetal crucificado que está intimamente relacionado com a couve. Suas folhas, caules, e bulbos podem ser comidos crus ou cozidos
O vegetal é uma excelente fonte de vitamina C, um potente antioxidante que protege o seu corpo dos danos dos radicais livres e desempenha um papel importante na cicatrização de feridas, 




Labaça
A planta é rica em propriedades medicinais tais como diurética, cicatrizante, depurativa, antianêmica e laxante; além de ser rica em ferro, fósforo e taninos.
Por se rica em ferro, ela é usada para controlar anemias. Por ser cicatrizante auxilia na saúde da pele e na cicatrização de machucados.

Para as pessoas que têm problemas de rins sua ingestão não é recomendável.





15 janeiro 2023




 

No reino da Paciência

Seu rei resolveu se casar. Mas, o pobrezinho não sabia O que fazer para encontrar. Uma rainha honesta e paciente. Só assim ele iria se casar.

Resolveu pedir conselhos aos sábios do castelo, ele então foi aconselhado a distribuir, para todas as moças do reino, muitas sementes e um vaso de barro. Assim elas poderiam pacientemente. Esperar uma bela plantinha brotar e no ano seguinte levar as flores ao palácio

Todas as moças se encantaram, passaram o ano todo cuidando das sementes. Porém, Anita, cuidou muito bem de sua planta, mas ficou trite, pois sua planta mesmo com todo cuidado não germinaram.

 Preocupada, ela sabia que assim o rei não a escolheria, já que sua planta não brotou.

No dia de entregar o vaso cheio de flores. Cada moça levou consigo seu vaso de plantas, uma mais bela que a outra. Lá estava Anita tristonha. Suas sementes não germinaram. O rei, com certeza, não a escolheria.

Para surpresa da PACIENTE e honesta Anita, O rei havia blefado e as sementes foram cozidas." Aquelas belas flores eram frutos da mentira. As moças impacientes e desonestas, tentaram enganar o rei plantando novas sementes no vaso.

Anita, verdadeira e honesta, não trouxe nada, tornou-se ela, então, a grande rainha do Reino, pois ela foi honesta e paciente.

11 janeiro 2023

 CINDERELA



ERA UMA VEZ UM HOMEM MUITO FELIZ E  RICO QUE TINHA UMA LINDA FILHA E UMA ESPOSA QUE ELE A AMAVA MUITO. CERTO DIA SUA ESPOSA FICOU DOENTE  E A NOITE ELA FALECEU, ELE ERA SOZINHO, POIS NÃO TINHA MUITOS PARENTES NA REGIÃO . PENSANDO NO FUTURO DE SUA FILHA O VIÚVO RICO RESOLVEU CASAR-SE NOVAMENTE PARA QUE TIVESSE UMA companheira QUE AJUDASSE NA CRIAÇÃO DE

 SUA AMADA FILHA. INFELIZMENTE, ACABOU CASANDO-SE COM UMA

MULHER QUE TINHA DUAS FILHAS MUITO INVEJOSAS E MÁS. A PARTIR DE ENTÃO, A MENINA PASSOU A SOFRER MUITO PASSOU A TER DE VESTIR ROUPAS VELHAS E FEIAS. TEVE DE TRABALHAR DE MADRUGADA ATÉ À NOITE, LAVANDO E COZINHANDO, AS IRMĀS FAZIAM DE TUDO PARA MAGOÁ-LA POIS TINHAM MUITA INVEJA DA BELEZA DA MENINA

COMO ESTAVA SEMPRE SUJA, SUAS IRMÃS PASSARAM A CHAMÁ-LA DE CINDERELA. CERTO DIA, O REI PROMOVEU UMA FESTA QUE DEVERIA DURAR TRÊS DIAS E CONVIDOU TODAS AS MOÇAS DO REINO PARA QUE, DURANTE A FESTA, O SEU FILHO ESCOLHESSE UMA NOIVA QUE AJUDASSE A GOVERNA  O REINO

QUANDO SOUBERAM DA FESTA, AS IRMÃS DE CINDERELA FICARAM MUITO CONTENTES E OBRIGARAM A MENINA A ARRUMÁ-LAS COM OS MAIS BELOS VESTIDOS. CINDERELA DESEJAVA MUITO IR AO BAILE, MAS NÃO TINHA ROUPA ADEQUADA E, ALÉM DISSO, SUA MADRASTA NÃO HAVIA PERMITIDO, FAZENDO-A TRABALHAR ATÉ TARDE. CINDERELA, ENTÃO, FICOU EM CASA CHORANDO DE TRISTEZA.

DE REPENTE, EIS QUE SURGE UMA FADA MADRINHA PARA AJUDA-LA

A FADA TRANSFORMOU SEUS TRAPOS EM UM VESTIDO BORDADO MARAVILHOSO E DE

UMA ABÓBORA, FEZ SURGIR UMA CARRUAGEM, LINDA E LUXUOSA. CINDERELA FOI NA CARRUAGEM. TODA CONTENTE PARA O CASTELO. ELA DEVERIA VOLTAR PARA CASA À MEIA-NOITE, HORA EM QUE O ENCANTO TERMINARIA

QUANDO CINDERELA CHEGOU AO PALÁCIO, TODOS FICARAM ENCANTADOS COM SUA BELEZA. AS IRMAS NÃO A RECONHECERAM, TAL ERA SUA FORMOSURA, O PRÍNCIPE DANÇOU SÓ COM ELA.

CINDERELA ESTAVA TÃO FELIZ QUE NÃO PERCEBEU O TEMPO PASSAR: QUANDO DEU MEIA-NOITE, ELA SAIU CORRENDO DA FESTA. O PRÍNCIPE TENTOU Acompanhá-LA, MAS NÃO CONSEGUIU NA SAÍDA, CINDERELA ACABOU PERDENDO SEU SAPATINHO DE CRISTAL

O PRÍNCIPE. APAIXONADO PELA MOÇA, RECOLHEU O SAPATINHO E DISSE: -AJOVEM EM CUJO PÉ COUBER ESTE SAPATINHO, SERÁ A MINHA ESPOSA. NENHUMA MOÇA TINHA O PÉ TÃO PEQUENO, NEM MESMO AS IRMAS DE CINDERELA.

FINALMENTE, QUANDO CHEGOU A VEZ DE CINDERELA CALÇAR O SAPATINHO, O MESMO LHE SERVIU perfeitamente, E O PRÍNCIPE, ENTÃO, LEVOU CINDERELA AO PALÁCIO, ONDE SE CINDERELA passou a A VIVER E GORVENOU O POVO  COM ALEGRIA..

08 janeiro 2023

CHapeuzinho





 Chapeuzinho vermelho era uma menina que morava em uma  casa com a sua mãe. Quando era bem pequena ganhou cum capuz vermelho, por isso foi apelidada de chapeuzinho vermelho.

Um belo dia, sua mãe pediu para que Chapeuzinho Vermelho fosse levar uma cesta de doces para sua avó que estava doente 

– Chapeuzinho, por favor, leve esta cesta com remédios e frutas  para sua avó, mas evite o caminho da floresta, pois é muito perigoso. Escolha o caminho do bosque e não fale com estranhos.

Chapeuzinho amava sua avó e saiu muito rapidamente de casa, cantando de alegria. Ela queria fazer uma surpresa para sua avó e começou a colher as flores que encontrava no caminho.

A menina estava distraída com as flores, quando deu de cara com o lobo . Chapeuzinho não sabia que aquele era o lobo malvado, por isso não se assustou e nem sentiu medo.

– Bom dia, Chapeuzinho Vermelho.

– Bom dia.

– Onde você está indo assim tão cedinho?

– Vou visitar minha vovozinha, que está muito doente.

O lobo esperto disse a ela:

– Por que você não vai pela floresta? A floresta é o caminho mais rápido para a casa da sua avó.

Ela ficou em dúvida, porque não gostava de desobedecer sua mãe, mas resolveu seguir o conselho do lobo. Enquanto chapeuzinho seguia pelo caminho da floresta, o lobo rapidamente seguiu pelo caminho bosque, cantando e correndo. O lobo chegou na casa da vovozinha e bateu na porta:

– Entre minha querida, a porta está aberta.

O lobo, que era muito rápido, foi entrando e de uma só vez engoliu a vovozinha. Depois vestiu as roupas dela e ficou a espera de Chapeuzinho Vermelho. Chegando na casa da vovó, a menina encontrou o lobo estranhou e  perguntou:

– Vovó! Porque suas orelhas estão tão grandes?

– É para te ouvir melhor.

– Vovó! Para que esses olhos tão grandes?

– É para te ver melhor.

– Credo, vovó, porque a senhora está com essa boca tão grande?

– É para te comer!menina curiosa — respondeu o lobo.

Dizendo isso, o lobo começou a correr atrás de Chapeuzinho. Depois de algum tempo, ele tropeçou e caiu no chão. Enquanto isso, a menina se escondeu dentro de um armário. O lobo resolveu dar uma cochilada e começou a roncar. Um caçador que passava escutou:

– Que ronco esquisito é este?

Ele entrou e encontrou o lobo mal:

– Ah! É você que está aí seu malvado!

Escutando isso, chapeuzinho apareceu e contou toda a história para o caçador. Aproveitando que o lobo estava dormindo, cortaram a sua a barriga e tiraram a vovozinha de dentro. As duas se abraçaram muito felizes.

– E agora o que faremos com esse malvado?

Os três resolveram encher a barriga do lobo de pedras. Quando o lobo acordou, tentou fugir, mas ele caiu e nunca mais levantou.

Todos ficaram aliviados e felizes. O caçador foi embora e as duas foram se sentar na varanda e saborear os doces. Chapeuzinho prometeu nunca mais desobedecer a sua mãezinha.