Lenda da Mandioca
Há muitos e muitos anos, numa tribo indígena, nasceu uma linda indiazinha, diferente das outras. Era branca como o lírio e a mais bonita que nasceu por lá.
Todos gostavam dela e tinham-na como um ser sobrenatural, pois o espírito branco apareceu em sonhos ao cacique da tribo e lhe disse que Mani era um presente de Tupá. Num triste dia Mani acordou muito doente e morreu, sem se saber como. A tristeza reinou na tribo e o desespero foi grande. Os índios choravam muito e enterraram Mani no jardim.
Sempre iam ver-lhe a sepultura e ali choravam tanto que as lágrimas molhavam a terra.
O tempo foi passando, certo dia viram que na cova de Mani, nasceu uma planta desconhecida, os índios começaram a cuidar da plantinha.Depois que a planta havia crescido, os índios cavaram a terra e encontraram um tubérculo,Os tubérculos são que vegetais subterrâneos - de formato arredondado ou ovalado - ricos em fibras, vitaminas e minerais.
depois foi observado que que a nova planta lembrava corpo de Mani pois ele era bem branco . Acreditando que era milagre comeram-no, certos de que a planta traria mais vida e vigor para as lutas. Mani agora existia transformada em planta. Era um presente sagrado de Tupã.
Com carinho e todo cuidado os índios passaram a cultivar o corpo de Mani e chamaram-lhe Manioca. Mandioca foi a deturpação do nome manioca e significa: "Pão da terra ou carne de Mani".
Nenhum comentário:
Postar um comentário