29 junho 2022
A galinha ruiva
Em uma fazenda, existia uma galinha muito esperta e trabalhadora. Que tinha as penas na cor bem vermelhinha! Quando era pequenina sua mãe colocou seu nome de galinha ruiva.
Um dia ela viu que o milho estava maduro, pronto para ser colheito e virar um bolo de milho. Ela pensou e resolveu pedir ajuda, tinha certeza de que todos os animais da fazenda iriam gostar da ideia.
No entanto, era muito trabalho para ela. A galinha ruiva precisava de ajuda para colher, moer e preparar todo o milho necessário para o bolo.
A galinha decidiu então pedir ajuda aos outros animais da fazenda:
— Quem pode me ajudar a preparar um delicioso bolo para a festa de hoje?
— Eu é que não, disse o gato. Estou com muito sono.
— Eu é que não, disse o cachorro. Estou muito ocupado.
— Eu é que não, disse o porco. Acabei de almoçar.
— Eu é que não, disse a vaca. Está na hora de brincar lá fora.
Todo mundo disse não para a galinha ruiva. Ela ficou muito triste, mas decidiu realizar a tarefa sozinha. Ela colheu as espigas, debulhou o milho, moeu a farinha, preparou o bolo e colocou no forno.
Quando o bolo ficou pronto, o cheirinho bom fez com que todos os animais se aproximassem. Estavam todos querendo um pedaço do bolo de milho. Então a galinha ruiva perguntou:
— Quem foi que me ajudou a colher, moer e preparar todo o milho para o bolo?
Todos ficaram calados, pois, nenhum animal ajudara a galinha.
— Então quem vai comer o delicioso bolo de milho sou eu e meus pintinhos, apenas. Vocês podem continuar a descansar.
E assim foi: a galinha e seus pintinhos aproveitaram a festa, com seu bolo de milho, além disso, ela preparou, pipoca, milho-cozido, polenta e um montão de deliciosas comidas e nenhum dos preguiçosos foram convidados para a festa da galinha ruiva.
Em um reino distante morava em um rei e uma rainha que viviam em um castelo com sua linda filha.
Era um reino com paz, harmonia e repeito para todos.
No reinado vizinho morava com rei sua esposa a rainha muito malvados e invejosos, eles não conseguiram ter filhos, e tinha muito raiva que a rainha Janete e o rei Paulo teve uma filha muito linda, inteligente, e amorosa. Como os reis malvados estavam com muita inveja da felicidade do reino vizinho, pediu para o dragão sequestrar a linda princesa, só assim a felicidade deles iriam acabar.
Uma noite o rei malvado mandou o ogro sequestrar a princesa ogro feio sequestrou a bela princesa e a trancou em uma torre alta e escura.
A princesa clamou por ajuda, mas ninguém a escultava, pois o ogro malvado havia colocado em uma caixa apertada.
Quando amanheceu o rei foi ao quarto da princesa dar lhe bom dia,mas encontrou seu quarto vazio.
Procurou ao redor do castelo e não achou. Os guardas chegou e foi avisando que o dragão havia levado a princesa dentro de uma caixa bem pequena.
O rei e a rainha ficaram muito tristes. Chegou uma noticia que a princesa estava trancada em uma torre do outro lado da cidade, assim Começou uma caçada pela busca da princesa em todo o reino, Eles prometeram dar um saco de ouro para o quem resgatasse a princesa.
“Por favor, salvem a nossa princesa!”, disse o rei.
Todos os cavaleiros da terra queriam resgatar a princesa e ganhar o saco de ouro, eles cavalgaram para a torre tão rápido quanto puderam.
Asim que chegou próximo à torre a princesa os avistou e começou a gritar
'Me ajude!', gritava a princesa.
Ela não estava sozinha ,existia um ogro que cuidava do castelo,para que ela não fugisse.
O ogro feio rugiu de raiva ao ver os cavaleiros. Seu rugido era tão assustador que eles partiram o mais rápido que puderam.
A princesa começou a chorar, pois, acreditara que iria ficar presa ali para sempre .
Os dias se passavam e a princesa continuava presa.
Um belo dia , um dragão amigável estava voando sobre a torre do ogro quando ouviu o grito de ajuda da princesa.
'Me ajude!'
O dragão voou para baixo da torre, e perguntou o que acontecera, ela contou lhe tudo, o dragão resolveu ajudar, foi quando o ogro viu o que estava acontecendo e começou a bater no dragão, ele respirou fundo e soprou o ogro para longe, sobre as montanhas e o oceano.
“Venha comigo, princesa. Não tenha medo!”, disse o dragão.
“Obrigada por me salvar”, disse a princesa.
“O prazer é meu, princesa”.
O dragão resgatou a princesa da torre e gentilmente a colocou em suas costas . Eles voaram sobre a torre e o castelo, sobre as montanhas e as cavernas e para muito longe em direção ao oceano azul profundo.
“Uau! Eu posso voar!”, disse a princesa surpresa.
O dragão e a princesa entraram no castelo. O rei e a rainha ficaram tão felizes em ver a princesa que deram ao dragão a bolsa de ouro.
27 junho 2022
Conto da Princesa e a Ervilha
Era uma vez um príncipe que desejava se casar. O príncipe viajou pelo mundo para encontrar sua noiva e futura esposa, mas sempre havia algo de errado. Muitas meninas se apresentavam como princesas, mas, na verdade, elas só queriam um castelo para morar, algumas realmente eram princesas, outras não, ele tinha muita dificuldade em descobrir se elas eram princesas de verdade. Por fim, resolveu procurar em outros lugares.
Seus pais desejava muito que ele encontrasse logo uma esposa, então o príncipe resolveu sair para procurar, mas não conseguiu encontrar e voltou para casa.
Em uma certa noite, começou uma terrível tempestade; trovejou muito e foi uma noite difícil no castelo.
No meio da tempestade, alguém bateu no portão e o próprio rei foi abrir para descobrir quem era.
Era uma princesa que estava do lado de fora, ela estava viajando para conhece sua irma que tinha se casado e morava em outro castelo. No meio daquela chuva,a carruagem quebrou e a princesa ficou perdida próxima ao castelo.
A princesa chegou na porta do castelo e começou a bater, quando o rei abriu a porta e viu a princesa se assustou, ela estava em um estado terrível devido à chuva e da tempestade. A água escorria de seus cabelos e roupas; entrava no topo dos sapatos e saía no salto, mas ela dizia ser uma princesa de verdade.
A rainha se aproximou da porta para saber o que estava acontecendo, a princesa reafirmou ser uma princesa que estava viajando._ Bom, logo veremos se isso é verdade, _ pensou a velha Rainha, mas a princesa não disse nada.
A rainha foi para o quarto, tirou toda a roupa de cama e colocou uma ervilha. Depois, pegou vinte colchões e empilhou-os em cima da ervilha e depois, colocou mais vinte colchões de penas em cima dos colchões. Era ali que a princesa dormiria naquela noite. A princesa agradeceu e foi descansar. De manhã, eles perguntaram como ela havia dormido.
A princesa pensou um pouco e repondeu- Oh, terrivelmente mal! - Disse a princesa. - Mal fechei os olhos a noite toda! Deus sabe o que estava na cama. Eu parecia estar deitada sobre algo duro, e todo o meu corpo está marcado e dolorido nesta manhã.
Eles perceberam imediatamente que ela devia ser uma princesa de verdade quando conseguiu sentir a ervilha em vinte colchões e vinte camas de penas. Ninguém além de uma princesa de verdade poderia ter uma pele tão delicada.
Então, o príncipe a pediu em casamento, pois agora ele tinha certeza que havia encontrado uma princesa de verdade. A princesa ficou super feliz,além de morar próximo acasa de sua irmã, conseguiu provar ser uma princesa de verdade.
Depois de todo o ocorrido A ervilha foi colocada em um museu, para que todos lembrassem da história do príncipe, da princesa e da ervilha.♥
22 junho 2022
A Estrela de Dinheiro/Interpretação de texto
Era uma vez duas meninas cujo pai e mãe estavam mortos. Elas moravam em uma casa grande, depois que os pais delas se foram, Mariana e Alice acabaram ficando sozinhas no mundo.
Às duas moravam em uma linda casa, grande e bem bonita.
Mariana e Clarisse estavam sozinhas no mundo, mesmo assim o amor das duas já bastavam para poder encarar as dificuldades da vida.
Elas viviam uma casa grande, mas com o tempo, Alice que era a mais velha passou a vender partes da casa para sobreviver cômodo a cômodo, depois de algum tempo não tinham mais nenhum cômodo para morar, nem cama para dormir. Por fim, elas não tinham mais nada além das roupas que vestiam e um pão na mão que alguma alma caridosa dera para elas.
Mas os pais dessas meninas ensinaram elas a serem boas e piedosa.
Depois que acabou vendendo o restante da casa para sobreviver elas JÁ NÃO TINHAM MAIS DINHEIRO PARA SE SUSTENTAR, e resolveram sair para o campo, para tentar a sorte novamente, mas sempre confiando no bom Deus.
Então, um pobre homem encontrou-se com ela e disse: “Ah! Dá-me de comer, estou com tanta fome!”
aLICE perguntou para a irmã se poderia dar, ela acenou com a cabeça dizendo sim, então Alice deu o único pedaço de pão e disse: “Que Deus o abençoe”, e foi em frente.
Algum tempo depois começou a esfriar.
Então veio uma criança que disse: “Minha cabeça está tão fria, dê-me algo para cobri-la”.
ALICE ESTAVA COM goro NA BOLSA ENTREGOU AO MENINO
Por fim, ela entrou em uma floresta e já havia escurecido, e veio outra criança, e pediu uma camiseta. A boa menina pensou consigo mesma: “Ela precisa mais do que eu. Posso muito bem doar minha camiseta”, e a deu também.
E ela assim permaneceu, e não tinha lhe sobrado nada. Então, de repente, uma estrela que as observar por muito tempo resolveu ajudá-la-las.
A estrela falou: meninas, meninas, estou aqui em cima.
Alice e Clarisse olhou para o céu e não acreditou no que viu, uma linda estrela sorrindo lhe disse:
Observei o quão boas e humildes as duas foram, por isso vou ajudá-las, a partir de hoje não lhe faltara mais nada, em um só segundo começou a cair algo do céu, era dinheiro! Então ela juntou o dinheiro comprou uma nova casa, investiu seu dinheiro em uma loja de bolos e doces, com o dinheiro do seu trabalho elas ficaram rica e continuando suas obras de caridade.
Moral da história
Como diz o provérbio popular: "Quem dá aos pobres, empresta a Deus". Todo o bem que concretizamos, mesmo diante das maiores dificuldades, um dia será recompensado.
A Estrela de Dinheiro: interpretação
Esta narrativa fala sobre fé, partilha e amor pelo próximo. A protagonista é uma de duas meninas órfãs, abandonada à própria sorte, que depende da ajuda dos outros para sobreviver. Mesmo assim, ela é fiel aos seus princípios e confia em Deus, por isso não hesita em compartilhar o pouco que tem com aqueles que mais necessitam.
Quando as estrelas começam a cair do céu e se transformam em dinheiro, a menina encontra uma forma de mudar a sua vida e, mais importante ainda, continuar ajudando as pessoas que precisam do seu auxílio.