03 outubro 2022

aNIMAIS DA FAZENDA

Animais da fazenda

Coelho

O coelho é um animal bem conhecido, graças a todos os filmes que o tornaram famoso, este mamífero de apenas cinquenta centímetros e dois quilos e meio de peso, poderia apresentar um desequilíbrio no ecossistema caso fosse extinto.

Está distribuído por todo o mundo, mas sua caça é excessiva e perigoso, apesar de se reproduzirem rapidamente.

Existem várias espécies ou raças de coelho, ele nasceu na Europa.


Abelhas

As abelhas desempenham um papel importante no ecossistema, pois sem elas não seria possível obter a beleza de algumas flores.

Este inseto, de apenas um centímetro e meio, carrega nos ombros a produção de um elemento natural rico em vitaminas e minerais, como o mel. As abelhas são encontradas em todas as partes do mundo.

Galinha e Galo


Esses animais que vivem no campo são criados para carne e ovos, embora em alguns casos também sejam utilizadas as penas. Essa ave onívora que se alimenta de grama, minhocas e milho pode viver por até 10 anos. 


Uma de suas principais características são as protuberâncias avermelhadas na cabeça, chamadas cristas, e também aquelas que pendem nas laterais do bico. As fêmeas podem colocar até 10 ovos por dia e incubá-los durante três semanas. E os machos, chamados galos, quase sempre emitem um cacarejo típico ao amanhecer.


Pato



Este animal é considerado o campeão da natação, alimenta-se de ervas, algas, insetos e crustáceos. Para procurar comida, ele mergulha a cabeça na água. Os patos encontrados na natureza habitam lagos, rios e pântanos. Seu bico é largo, curto e achatado, em forma de pá.


A fêmea pode colocar de seis a oito ovos, que ela incuba por vinte e um dias. Após esse período, nascem os patinhos, que seguem a mãe por toda parte. É um excelente nadador graças às suas pernas com membranas interdigitais. Em terra caminha desajeitadamente.


Tem olhos nas laterais da cabeça e seu campo de visão é de 360°. Dessa forma, você pode ver se algum inimigo está se aproximando, mesmo que esteja comendo.


Cavalo

É mais um dos mamíferos domesticados que vivem no campo. Seu tamanho pode variar conforme a raça e se divide em função do porte: pesado ou de tração, leve ou de sela, e pôneis ou miniatura.

A pelagem do cavalo pode ser de diferentes cores, embora as mais comuns sejam o marrom, o branco e o preto. Após uma gestação de 11 meses, a fêmea, chamada de égua, dá à luz um filhote por vez: um potro se for macho e uma potranca se for fêmea.


Porco

É um mamífero de corpo pesado – mas bastante ágil e rápido – e focinho flexível, rabo encaracolado, pele grossa e patas curtas com quatro dedos

Os porcos são animais onívoros, fáceis de alimentar e, em muitos campos, recebem as sobras do jantar. Eles também têm um olfato altamente desenvolvido e são bastante inteligentes.




Ovelha

ovelha é um mamífero quadrúpede e herbívoro. O carneiro é o macho da ovelha, seu filhote recebe o nome de cordeiro. As ovelhas domesticadas estão presentes em quase todos os países, mas as selvagens vivem em áreas restritas, exemplos disto é o carneiro selvagem da América do Norte. Acredita-se que as ovelhas foram domesticadas há 11.000 anos, na região que, hoje, é conhecida como Iraque.

Vaca

É mais um dos animais típicos do campo. Esse mamífero ruminante é grande – pode pesar até 800 quilos – sendo utilizado principalmente para a produção de leite e carne e, em menor proporção, para obtenção de couro. As vacas foram domesticadas no Oriente Médio. 

Uma de suas principais características é que possuem um sistema digestivo complexo. Sua língua é áspera, elas podem passar oito horas por dia comendo. Após comer o material semidigerido, ele retorna à boca para ser desfeito. Tem três pré-estômagos para “armazenar” os alimentos.